As filas na Frida & Mina já são cenas comuns em Pinheiros. Afinal, é só passar perto para sentir o cheiro da casquinha lisa e saborosa, feita na casa, que envolve sabores como o crocante de macadâmia e morango com balsâmico. Mas ainda que os já clássicos sabores da sorveteria garantam clientes fiéis e muitos prêmios gastronômicos, ainda há espaço para inovar. Estreante no SP Gastronomia, a sorveteria deve levar novidades fora do óbvio para adoçar o paladar do público. A terceira edição do evento ocorre nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de outubro, na Ilha Musical do Parque Villa-Lobos. Os ingressos para curtir a festa já estão disponíveis no link.
- Garanta já seu ingresso: Como foi criado o dadinho de tapioca? Confira curiosidades de restaurantes participantes do SP Gastronomia
— Esse ano, a gente começou a experimentar com o sanduíche de sorvete e também com o picolé, e a gente vai levar tudo isso para o SP Gastronomia. E vamos ter uma taça com farofa, cobertura, que vamos montar na hora, especialmente para o festival — conta Fernanda Bastos, uma das fundadoras da sorveteria.
Por se tratar de uma produção artesanal, a sorveteria busca sempre criar novos sabores a partir de bons ingredientes, inspirados em viagens ou em sobremesas que os fundadores provam em restaurantes dentro e fora do Brasil, por exemplo. Não se trata de uma busca por sabores exóticos, mas tentativas de usar os ingredientes das melhores maneiras, garante Fernanda. Mas se a inspiração pode vir de fora, a matéria-prima é 100% brazuca — a casa não faz sorvete de pistache, por exemplo, para dar preferência para produtos nacionais.
— A gente tem essa liberdade de criar os nossos sabores conforme a gente quer. Temos um sorvete de mirtilo com pedaços de lemon bar, que sai bastante e não se encontra em outro lugar. Tem o de cupuaçu com pedaços de chocolate, fazemos um de cerveja que faz muito sucesso, o de morango balsâmico, que a gente já faz há muito tempo, mas acho que as pessoas ainda estranham porque é feito com vinagre — exemplifica.
E nessa busca pelas melhores matérias-primas, uma coisa em comum entre vários participantes do SP Gastronomia é o foco em produtos nacionais, muitas vezes orgânicos e produzidos localmente, para garantir o frescor e a qualidade.
É o caso do Make Hommus, Not War casa especialista na pasta de grão-de-bico do Oriente Médio — mas, é claro, com a criatividade brasileira.
— A premissa do Make Hommus desde o começo sempre foi trabalhar com o máximo de produtos orgânicos e de pequenos produtores. Faz parte da missão da marca. Mas nem sempre conseguimos. Buscamos parceiros que se preocupem com o meio ambiente, a qualidade e frescor dos insumos e com suas equipes. A gente evita muito importar. A qualidade e o frescor do que chega aqui nunca é igual. Um exemplo é o Tahine, que fazemos na casa, ou a harissa, pasta de pimenta típica do norte da África, que produzimos por aqui também — conta o chef Fred Caffarena.
Para o festival, a ideia é levar esse DNA da casa, mas com inovação para o público do SP Gastronomia.
— Estou pensando em um encontro da cozinha brasileira com o Oriente Médio. Não é exatamente o que a gente faz no restaurante, mas acho que pra um festival como o SP Gastronomia tem tudo a ver — revela.
O Quincho, que tem os vegetais como protagonistas, também privilegia produtos nacionais, especialmente frutas, legumes e verduras produzidos em locais próximos, para que cheguem o mais frescos possíveis ao prato dos clientes.
— Buscamos ter relacionamentos próximos com nossos fornecedores e utilizar o máximo possível de produtos locais. Nesse atual cardápio, acho que usamos tudo nacional mesmo, nenhum item importado — conta Mari Sciotti, proprietária e chef criativa da marca.
Para o SP Gastronomia, os clientes podem esperar uma comida “bem feita e comfort, que vai agradar todo mundo”.
— Fomos em opções mais tradicionais, para aproximar as pessoas do vegetariano, pratos reconhecíveis e fáceis de agradar, inclusive, quem come carne — conta.
Já tradicional no SP Gastronomia, o Mocotó deve levar os clássicos que fazem sucesso na casa especializada em comida nordestina: dadinhos de tapioca, baião de dois com carne de sol na nata, e novidades que o chef Rodrigo Oliveira guarda a sete chaves.
— Estamos preparando uma baita surpresa para o evento, algo que só vai ser servido lá — conta o chef, que acompanha a origem do ingrediente em cada detalhe, para garantir a melhor matéria-prima.
Rodrigo diz que a escolha dos produtos importa muito, e que avalia “todos os elos” da cadeia de produção na hora de definir os fornecedores.
— Na hora de escolher os produtos, tem muita coisa importante para a gente. Primeiro, a excelência, né? Que o produto tenha excelência. E aí a gente vai tentando ligar os elos dessa cadeia e trazer viabilidade, porque às vezes o produto é incrível, mas tem muita dificuldade de chegar em São Paulo ou o produtor não tem volume suficiente para entregar para o restaurante e a gente começa usando o ingrediente num prato especial, numa sugestão, para depois colocar ele fixo no cardápio quando esse fornecedor já está mais bem estruturado. Mas o guia, a nota de corte para a gente é excelência. O produto pode ser de empresas pequenas, grandes, mas excelência é o nosso guia — detalha.
O SP Gastronomia ainda tem na lista de restaurantes a Amay Patisserie, Aizomê, Forneria Ceratti, Grand Hyatt São Paulo, Jiquitaia, Koya 88, Maturatta e Tasca da Esquina.
A boa comida será acompanhada de música de qualidade, com shows em todos os dias do evento. No primeiro fim de semana, Titãs, Paula Lima e Buchecha fazem a alegria do público. No segundo fim de semana, é a vez de Jorge Aragão subir ao palco, e mais atrações serão anunciadas em breve.
O Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresenta o SP Gastronomia. O evento conta com a Prefeitura de São Paulo como Cidade Anfitriã; Patrocínio Master da Vivo, 99Food, Banco do Brasil e Elo; Patrocínio de Cerveja Petra e Maturatta; Apoio de Sabesp, Britânia, Garrafaria e Cielo; Participação de Granado, Águas Prata, Frescatto, Kalassi e Ceratti; Produção RKF e Lanikai e Assessoria de Imprensa InPress. O SP Gastronomia conta, ainda, com Grand Hyatt São Paulo como Hotel Oficial e o Parque Villa-Lobos como Local Oficial. A realização é do GLOBO, CBN e Valor Econômico, através do Ministério da Cultura, Governo Federal.