O Papa Francisco, de 88 anos, reencontrou nesta quarta-feira a equipe médica do Hospital Gemelli de Roma, na Itália, onde esteve internado por 38 dias em decorrência de uma pneumonia bilateral que ameaçou sua vida em duas ocasiões. O encontro, segundo o Vaticano, ocorreu em um anexo da Sala Paulo VI, na Cidade do Vaticano, onde normalmente são realizadas as audiências gerais, suspensas desde sua internação no final de fevereiro.

  • Sem cânulas nasais: Papa Francisco faz nova aparição surpresa na Praça de São Pedro e participa da missa do Domingo de Ramos
  • ‘Bom domingo’: Papa Francisco faz primeira aparição pública após deixar hospital e acena para fiéis na Praça de São Pedro

— Obrigado pelo excelente serviço prestado no hospital. Continuem assim — disse o Pontífice, com a voz fraca e dificuldade de respirar, apesar das sessões diárias de reabilitação. Francisco chegou em uma cadeira de rodas e foi recebido com aplausos de aproximadamente 70 pessoas.

Papa Francisco durante uma reunião com a equipe de saúde do Vaticano e do Hospital Gemelli — Foto: Handout / VATICAN MEDIA / AFP

A reunião, que durou cerca de 20 minutos, ocorre poucos dias antes da Páscoa, o feriado mais importante do calendário cristão, no qual a participação pública de Francisco nos eventos ainda é incerta.

A Santa Sé chegou a confirmar pelo menos uma aparição pública do Pontífice nas celebrações. Contudo, segundo o comunicado oficial, a presença dele seria decidida conforme a evolução de sua saúde ao longo das semanas.

O Vaticano também informou na terça-feira que a saúde do Papa continua melhorando graças à reabilitação respiratória e motora, e que ele consegue passar períodos mais longos sem assistência de oxigênio. No último domingo, por exemplo, Franciso apareceu de surpresa na missa do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, sem cânulas nasais.

Nas últimas semanas, o Santo Padre fez outras aparições fora do calendário oficial. Na semana passada, ele surpreendeu os fiéis em frente à Basílica de São Pedro durante a oração do Angelus e recebeu, dias antes, uma visita do rei Charles III e da rainha Camilla, do Reino Unido. Também visitou a Basílica de São Pedro para acompanhar as obras de renovação e visitar o túmulo do Papa Pio X.

A grave pneumonia, diagnosticada em março, levou o Santo Padre a um longo período de internação no Hospital Gemelli, onde permaneceu por mais de cinco semanas. Durante esse tempo, suas atividades públicas foram suspensas.

Papa Francisco reencontra equipe do hospital onde ficou internado e agradece: ‘Obrigado pelo excelente serviço’