Inaugurado na última sexta-feira (27/6), o Parque da Cidade de Belém (PA) passa por recorrentes inundações em áreas comuns. Visitantes registraram imagens da quadra poliesportiva alagada e da pista de skate coberta por água. A obra, uma parceria entre o governo do estado e uma multinacional brasileira, é de R$ 980 milhões.

  • COP30: Ambientalistas pedem 7 bilhões de dólares anuais para proteção da Amazônia, em carta ao governo brasileiro
  • ‘Panelas’ do Discord: moeda do Roblox era usada para pagar automutilação e ataques a moradores de rua

Considerado pelo governo do Pará a maior intervenção urbana do estado com 500 mil m², o parque deve funcionar como principal ponto de encontro entre os chefes de Estado durante a COP-30, apontado como legado para a população.

Alagamentos são recorrentes no Parque da Cidade, em Belém

Segundo relatos, a pista de skate está coberta desde o dia da inauguração. A razão seria uma falha nos sistemas de drenagem provocado por acúmulo de grama. De acordo com o UOL, a água foi escoada em cerca de duas horas e meia.

No entanto, a situação se repetiu ao longo da semana. Ontem, os alagamentos também atingiram a quadra poliesportiva. Segundo um dos frequentadores, um bueiro se abriu no meio da quadra e teria liberado esgoto no local.

Nas redes sociais, internautas questionam a qualidade da obra: “Obra feita de qualquer jeito dá nisso. Se chover assim durante a COP, vamos passar vergonha.” Outro acrescenta: “Se no centro da cidade uma obra recente está desse jeito, imagine como está a situação na periferia, onde o saneamento básico já é precário.”

Nos comentários de outra postagem, no entanto, alguns minimizam a situação: “Meu amigo, mas com a chuva que deu ontem, minha casa que nunca alagou ficou debaixo de água!”, exclamou um usuário no X. Outro acrescentou: “Com o toró que tá caindo, incrível seria se não alagasse!”

Procurado pelo GLOBO, o governo do Pará informou que os reparos e a execução das obras são de responsabilidade da Vale. Em nota, a empresa explicou que a primeira etapa da obra foi entregue, mas ainda está em fase de operação assistida, “ou seja, com ajustes em andamento, conforme previsto no planejamento de implantação do projeto”, disse o comunicado.

Parque inaugurado há sete dias para COP-30 tem área de skate e quadra alagada: ‘Vamos passar vergonha’; vídeos