A partir de 21 de julho, roupas e acessórios do acervo pessoal de Paulo Gustavo ganharão nova vida e propósito. A Gringa, plataforma de second hand de luxo criada por Fiorella Mattheis, promove, até o dia 28, um leilão beneficente com itens do humorista, doados por Thales Bretas, seu viúvo. O evento é mais que uma ação de moda circular: é um tributo à generosidade e ao espírito solidário de Paulo. Todo o lucro será revertido para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição com a qual o ator tinha profunda ligação.
- No auge, Flávia Reis relembra fala ‘profética’ de Paulo Gustavo: ‘Amigo, está acontecendo’
- Paulo Gustavo é tema de exposição no MAC: ‘Que traga uma sensação de saudade boa’, diz o viúvo Thales Bretas
As peças, usadas em espetáculos, filmes e momentos marcantes da vida e carreira de Paulo Gustavo (1978–2021), foram cuidadosamente selecionadas por Thales e Fiorella ao longo dos últimos meses. “Eu revisitando o meu closet, vendo as peças especiais do Paulo que demandaram um tempo para organização emocional e decisão, eu vi que aquelas peças mereciam um destino especial”, conta Thales. “Seja para exposição, para visitação dos fãs e para as pessoas que amam o Paulo conhecerem um pouco mais da intimidade da personalidade dele.”
O impulso para a ideia surgiu em paralelo à mostra “Rir, Um Ato de Resistência”, que ocupou o MAC de Niterói entre abril e junho e atraiu mais de 40 mil pessoas. A curadoria do leilão nasceu do desejo de prolongar esse contato afetivo com o público.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/r/x/p02ZDzRv26AkEnkp61vQ/pg03-dolce-e-gabbana-martini-silk-blazer-cred-fred-chalub.jpg)
Segundo Thales, o objetivo é permitir que “alguns fãs, amigos e pessoas próximas que admiram Paulo, que gostam do estilo dele, da excentricidade das roupas, dos objetos pessoais, transformem isso tudo num movimento que acho que o Paulo ficaria muito feliz e orgulhoso: de caridade”.
A escolha da OSID, instituição baiana conhecida por sua atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade, foi natural. “Paulo ajudou muito as Obras Sociais Irmã Dulce em vida”, lembra Thales. “Ajudou inclusive a construir uma ala hospitalar para atenção a pacientes com câncer.”
Foram mais de R$ 600 mil doados por ele para a construção da segunda etapa da Unidade Dona Dulce, núcleo voltado ao tratamento oncológico. “A instituição passou por períodos difíceis, especialmente durante a pandemia, e sempre precisa de recursos”, reforça. “A Irmã Dulce me consolou muito nos períodos mais difíceis. Eu me reconectei com a fé por meio dela.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/G/F/un1abxRWClhMNxCrhFsQ/outra-paulo-e-fiorella-1-.webp)
A iniciativa também a amizade antiga de Fiorella Mattheis e Paulo Gustavo, que se conheceram na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio. “O Paulo foi um amigo único e muito especial. Um amigo que me fazia rir até chorar, que me inspirava com sua generosidade, com seu talento e que sempre usou a arte para tocar as pessoas”, diz Fiorella.
“Realizar esse leilão na Gringa é uma forma de manter viva a sua essência: afetuosa, criativa e solidária. Cada peça carrega um pedacinho dele, e agora vai seguir espalhando amor e ajudando quem precisa. Tenho certeza de que ele estaria orgulhoso”, ela completa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/A/6/aFxFSuQ6qQL5itN2tGaQ/pg05-comme-des-garcons-wool-blazer.jpg)
A Gringa, que já conecta luxo e sustentabilidade por meio da moda circular, soma agora mais uma camada de propósito à sua atuação. “A Fiorella topou fazer isso. Ela é minha grande amiga, também me ajudou a selecionar as roupas e passar por esse momento difícil de revirar a história do que a gente viveu com essas peças ao longo da vida”, compartilha Thales. “Transformar isso tudo, ressignificar, é manter viva a caridade e a generosidade do Paulo. É ajudar uma instituição num país em que a gente sabe que tem muita desigualdade social.”
O leilão começa ao meio-dia do dia 21 de julho, pelo site gringa.com.br, e segue até o dia 28. Uma oportunidade única para adquirir peças e participar da continuidade de um legado que, mesmo após a partida de Paulo Gustavo, continua transformando vidas.