O estado do Rio de Janeiro tem previsão de chuva excepcional a partir de sexta-feira, alerta a Climatempo. A previsão é de que o acumulado neste período, em apenas três dias, supere a média para todo o mês de abril.
- Na véspera de completar 207 anos: Museu Nacional reabre exibindo meteorito Bendegó e esqueleto de baleia como destaques
- ADPF das Favelas: Com expectativa de solução conjunta, STF retoma julgamento sobre letalidade policial no Rio
A mudança brusca é reflexo de uma frente fria que se aproxima do estado. Há potencial de enchentes, enxurradas e alagamentos. O destaque fica com os municípios da parte sul da Serra Fluminense — como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo — em que os acumulados de chuva devem variar entre 250mm e 350mm. Essa é a região que deve ser a mais afetada.
A partir desta quinta-feira, no entanto, a população já deve ficar atenta pelas chances de chuva forte. A capital é uma das cidades que tem previsão de registrar acumulados entre 150 mm e 250 mm de chuva, entre sexta-feira e domingo.
A área destacada com o alerta de perigo inclui também municípios do norte do estado, como Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Macaé. Já no Sudoeste do estado, na divisa com Minas Gerais e São Paulo, os acumulados de chuva devem ser menores, mas ainda elevados, variando entre 100mm e 150mm ao longo dos próximos dias.
- Intenção de adotar bebê: Gari contou que criança encontrada no lixo é segunda em 19 anos de trabalho na Comlurb
O Alerta Rio, por meio do Centro de Operações Rio (COR), destacou a previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, já partir desta tarde. E deve continuar, ao longo de muitas horas consecutivas. As pancadas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de ventos. Uma das recomendações é evitar se deslocar no momento de chuva.
Os ventos também ficarão intensos. A Climatempo prevê que, na sexta-feira, as fortes rajadas acontecerão durante os temporais, com rajadas previstas de 60 a 80 km/h. No sábado, venta ao longo de todo o dia com algumas rajadas alcançando de 50 a 70 km/h. Há condições para queda de galhos, árvores e estruturas metálicas.
- Ancelmo Gois: Depois de Paes, vem Castro: show de Lady Gaga também deve ter milhões do governo do Estado
- Massa de ar frio e seco avança, e chuva deve atingir Rio, SP, BH: veja previsão desta quinta
A empresa também ressalta que o mar ficará agitado, com ondas que podem alcançar os 3 metros de altura durante o sábado e domingo.
Segundo a empresa, a virada do tempo pode provocar eventos que se assemelham a outros que aconteceram em Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis e Paraty nos últimos anos.