A CEO da Black Travel Summit (evento internacional que fomenta o desenvolvimento do afroturismo) e presidenta da Black Travel Alliance, Martinique Lewis, vai assumir o posto de embaixadora dos Festival Gastronomia Preta, idealizado pelo produtor Breno Cruz. Ela será anunciada durante um jantar (para convidados) na noite desta quarta (25), no Pescados na Brasa do Leblon, onde será recebida pelos chefs Adriana Veloso (sócia do Pescados), Danilo Parah (Rudá, Izar e Maska), Elaine Feliciano (ex-aluna do projeto Pretonomia), Kátia Barbosa (Aconchego Carioca e Sofia) e Vanessa Rocha (Maria e o Boi), além do mixologista Thiago Teixeira em um jantar do Festival Gastronomia.
Ela se diz “encantada” pelo Festival e tem somado forças no contexto internacional para visibilizar ainda mais o evento.
“Estou empenhada em fazer deste o maior festival de comida preta da América do Sul, ampliando o seu alcance e impacto de forma que tenha repercussão global. Continuamos a fazer história!”
Também apresentadora da National Geographic TV e Disney Plus, Martinique veio ao Rio planejar o Black Travel Summit, que será em novembro. Ela também é uma consultora de diversidade no setor de viagens e criadora de conteúdo. É dela o Green Book Travel App, um aplicativo que conecta viajantes negros no mundo.
A Black Travel Alliance é uma organização que promove a diversidade e a inclusão na indústria de viagens, e Martinique Lewis é reconhecida por seu trabalho em conectar pontos e garantir que a indústria seja sensível às diferentes demografias de viajantes.
Em sua 3ª edição, o Festival Gastronomia Preta toma conta da Praça da Pira, em frente ao CCBB, no Centro do Rio, dessa vez com três dias de celebração: de 7 a 9 de novembro. Entre os destaques da programação, haverá shows de Arlindinho (07/11); Olodum (08/11) e Teresa Cristina (09/11). O Grupo Arruda se apresenta nos três dias de evento, enquanto a Imperatriz Leopoldinense — escola de samba oficial do festival — marca presença nos dias 8 e 9. No encerramento também será realizada a entrega do prêmio que valoriza as trajetórias de profissionais pretos da gastronomia, com reconhecimento em 23 categorias.