O Santos fechou a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro voltando a uma estatística preocupante. Após perder de 2 a 0 para o Palmeiras na noite de quinta-feira, o time da Vila Belmiro voltou ao Z4 e atingiu a marca de 50,5% de chances de ser rebaixado na competição. O dado foi obtido pela Bola de Cristal, ferramenta de previsão de probabilidades do Brasileirão, desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG. Além disso, o clube está em jejum de triunfos desde o meio de outubro: a última vez que venceu foi há cinco jogos, quando ganhou do Corinthians em casa, por 3 a 1.
Depois do confronto contra o time comandado por Dorival Júnior, o Santos caiu de rendimento e ficou entre derrotas e empates nos últimos quatro jogos. A queda da qualidade já pode ser sentida logo na partida seguinte, que era importantíssima para o time de Neymar se consolidar fora do Z4. Na 29ª rodada do Brasileirão, o clube da Vila perdeu de 1 a 0 para o Vitória, com quem disputa diretamente o escape do rebaixamento. Atualmente, o rubro-negro baiano é o último time antes da zona e tem 47,8% de chances de cair.
Os três jogos subsequentes não trouxeram ânimo para os santistas. Foram dois empates seguidos, com o Botafogo e com o Fortaleza, e a derrota de quinta-feira para o Palmeiras. Enquanto o time liderado por Juan Pablo Vojvoda perdia, o Vitória cravava 1 a 0 contra o Internacional no Barradão. O resultado permitiu que o rubro-negro baiano subisse para a 16ª posição.
Não é a primeira vez que o Santos chega a ter mais de 50% de chances de cair. Segundo o Bola de Cristal, o time esteve em seu pior momento na 8ª rodada, quando atingiu 58,9% de probabilidade de ser rebaixado, e também esteve mal na 11ª, com 52,4% de chances de disputar Série B em 2026.
Apesar de hoje ter menos probabilidade de rebaixamento, o Vitória já esteve em estatísticas muito mais preocupantes do que a do Santos. O clube teve mais de 50% de chances de cair em muitos momentos da competição. Da 25ª à 27ª rodada o rubro-negro oscilou entre 80,9% e 77,6%.
As outras três equipes da zona fecharam a 32ª rodada com números mais alarmantes. O Sport está praticamente confirmado na Série B do ano que vem, com 99,9% de chances de cair, e o Juventude e o Fortaleza acumulam 91% e 87,3% de probabilidades, respectivamente.

