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São Paulo tem 42% dos distritos com nota abaixo da média nacional no Ideb

BRCOM by BRCOM
abril 17, 2025
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Notas do Ideb nas escolas públicas de São Paulo por distrito — Foto: Editoria de Arte

Dos 96 distritos de São Paulo, ao menos 41 apresentam notas abaixo da média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental. Mas a situação está longe de ser homogênea no município, e a nota média das escolas da Vila Mariana, na Zona Sul, é quase 50% maior do que a do Pari, na região central. Os dados são do Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, e revelam a discrepância da qualidade do ensino a depender do CEP da escola.

  • Ideb 2023: escolas públicas de cinco capitais, como São Paulo e BH, tiveram queda na nota do ensino fundamental

Quando considerados os anos iniciais do fundamental, do 1º ao 5º ano, a Vila Mariana alcança 7,3 de nota no Ideb, sendo o melhor resultado da cidade, enquanto no Pari a nota média é de 4,8. A média nacional para esta etapa na rede pública é de 5,7. A cidade como um todo chegou ao nível de de 5,6. Os dados consideram os resultados do Ideb realizado em 2023, divulgados em 2024, mas 17 distritos ficaram de fora da análise porque não há informações disponíveis sobre eles.

Nesta etapa, outros bairros que tiveram bom desempenho foram a Saúde (6,9), Zona Sul, e Perdizes (6,6), Zona Oeste. Já na lanterninha, além do Pari estão a Penha (4,9), na Zona Leste, e Limão (5,1), na Zona Norte.

Na análise dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), é Pinheiros, na Zona Oeste, o distrito que se sai melhor, com nota de 5,8, seguida de Aricanduva (5,7) e Mooca (5,6), ambas na Zona Leste. Já o Ipiranga, na Zona Sul, chegou a apenas 4 pontos. Nessa etapa, a média nacional da rede pública (que considera as escolas estaduais e municipais) é de 4,7 pontos, o que significa que 15 distritos paulistanos ficaram abaixo desse resultado.

Notas do Ideb nas escolas públicas de São Paulo por distrito — Foto: Editoria de Arte

Em nota, a prefeitura afirmou que para reduzir as desigualdades em regiões mais vulneráveis, “a Prefeitura conta com medidas como o pagamento da Gratificação por Local de Trabalho (GLT) destinada aos 30 mil professores que atuam em unidades com alta rotatividade e da Gratificação de Difícil Acesso (GDA) para os mais de 59 mil educadores que trabalham em escolas de difícil acesso”, e citou os 59 Centros Educacionais Unificados (CEUs) “que garantem uma educação integral, além de acesso a lazer, cultura e esportes.

Os resultados do Ideb foram divulgados no ano passado, e cinco capitais tiveram queda no índice em na comparação com 2019, o último ano antes da pandemia, São Paulo entre elas. No mandato anterior, Nunes não cumpriu os objetivos de melhorias do ensino prevista no Programa de Metas do município, que estavam baseadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (Idep).

Para esta gestão, a prefeitura passou a usar como parâmetro as metas do Ideb, e promete chegar a nota 6 para os primeiros anos do fundamental e 5 para os anos finais, além de melhorar a taxa e o tempo de alfabetização das crianças.

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