BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Temporais persistem no Sudeste, e queda de temperatura pode levar à geada no Sul e no MS; veja previsão

BRCOM by BRCOM
abril 5, 2025
in News
0
Inmet emite 11 alertas pelo mapa neste sábado — Foto: Reprodução

A frente fria estacionada no Sudeste e no Centro Sul do país continuará a causar chuvas fortes no Rio de Janeiro e em São Paulo neste fim de semana, e deve estender sua atuação para o Espírito Santo e Minas Gerais. O Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas extremos sobre a possibilidade de enchentes, enxurradas e alagamentos entre as áreas afetadas, além de informar sobre o declínio de temperatura no Sul e as chuvas pelas cinco regiões, em um total de 11 avisos.

  • Alagamentos: Contenção era item obrigatório em Santo André (SP), mas não parou enchente que chegou a 2 metros esta semana
  • Brasil cada vez mais seco: país perdeu o dobro da área da cidade de São Paulo em superfície de água

— No Rio, temos alertas severos de acumulados de chuvas, precipitações contínuas que em alguns momentos podem ser fortes, com trovoadas e rajadas de vento. Isso se estende ao Sul do Espírito Santo e a Minas, especialmente em Belo Horizonte, com a possibilidade de queda de granizo — diz a metereologista Andrea Ramos.

Essa massa de ar frio que toma boa parte do Brasil mantém a nebulosidade elevada e pode causar até geadas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas Regiões Serranas e também no extremo sul do Mato Grosso do Sul. No Semiárido brasileiro e em trechos do Norte e Centro-Oeste, contudo, o clima segue quente e seco.

Essa frente fria pode ocasionar ainda chuvas em volumes significativos no sul de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já no domingo, ela chega ao litoral sul da Bahia, e o deslocamento da instabilidade promete intensificar as chuvas no Maranhão e no Pará, com atenção para Belém e para a Ilha de Marajó.

Conteúdo:

Toggle
  • Veja a previsão em todo o país
      • Temporais persistem no Sudeste, e queda de temperatura pode levar à geada no Sul e no MS; veja previsão

Veja a previsão em todo o país

Inmet emite 11 alertas pelo mapa neste sábado — Foto: Reprodução

Dois alertas vermelhos, na mais alta escala, indicam “grande perigo” de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia no Rio, em São Paulo e no Espírito Santo. Isso representa risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nos lugares afetados.

Quatro informes na escala laranja, de “perigo”, indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h em todo o Sudeste e da faixa litorânea que percorre do Norte ao Nordeste, do Rio Grande do Norte ao Amapá. Além do Norte, que continua sob atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com imensos canais de umidade, que se estendem da Amazônia ao meio do Oceano Atlântico.

O órgão veiculou outros cinco avisos de “perigo potencial”, em menor escala, que preveem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, percorrendo todo o Norte, uma faixa significativa do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e ainda afeta o Nordeste. Na mesma proporção, o Inmet fala em declínio severo de temperatura para a região Sul e Sudeste.

A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

  1. Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  2. Observe alteração nas encostas;
  3. Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  4. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  5. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Temporais persistem no Sudeste, e queda de temperatura pode levar à geada no Sul e no MS; veja previsão

Previous Post

TJ suspende aposentadoria de juiz que se passava por inglês

Next Post

quem é o marido de Ana Paula Arósio, que leva vida discreta com ela há 15 anos

Next Post
O arquiteto Henrique Pinheiro, marido da atriz Ana Paula Arósio — Foto: Divulgação

quem é o marido de Ana Paula Arósio, que leva vida discreta com ela há 15 anos

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.