Começou neste sábado o uso obrigatório do cartão Jaé no transporte público municipal do Rio — incluindo ônibus, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”. Mas nas primeiras horas do dia, passageiros somam experiências diversas. A substituição total do Riocard pelo novo sistema será concluída em 2 de agosto, quando o uso do Jaé passará a valer para todos os usuários.

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O GLOBO foi até a Central do Brasil, no Centro do Rio, principal ponto de encontro de ônibus que circulam por todas as zonas da cidade, e ouviu os passageiros.

— Usei o cartão ainda agora e não tive problemas. Foi uma belezura — compartilhou a aposentada Fátima Teixeira.

A experiência positiva também foi relatada pelo auxiliar de serviços gerais, Antônio Baptista. Aguardando o seu segundo ônibus do dia, ele afirma que foi fácil a utilização do cartão.

— Para mim foi fácil. Na primeira vez não passou, mas acho que eu botei o cartão errado, porque ao colocar novamente na máquina consegui passar na catraca — disse Antônio

Na modalidade física, o Cartão Jaé está disponível em três versões: preto (vinculado à conta digital), verde (vendido nas máquinas de autoatendimento, com recarga presencial) e o amarelo (reservado às gratuidades) — Foto: Rafael Catarcione/ Prefeitura do Rio

No entanto, nem todas as experiências estão sendo positivas na manhã deste sábado. De acordo com Margareth Motta, de 66 anos, o dia que era para ser só de alegria, começou estressante.

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Margareth mora no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, tirou o sábado para visitar a filha, que mora na Pavuna. Para isso, ela precisa pegar dois ônibus para o deslocamento — um até a Central e o outro até a Pavuna. Um trajeto que, segundo ela, “costuma ser tranquilo” gerou transtornos nesta manhã.

— Fui pegar o ônibus com o Jaé e não foi possível. Deu erro e olha que tentei três vezes. Apostei no Riocard, porque poderia estar valendo, mas também não consegui. Passei raiva — desabafa.

Margareth Motta, de 66 anos, teve problemas para usar o cartão Jaé — Foto: Walter Farias
Margareth Motta, de 66 anos, teve problemas para usar o cartão Jaé — Foto: Walter Farias

Margareth acabou utilizando a identidade para conseguir seguir viagem, mas conta que não foi a única:

— Olha, havia mais três idosos na mesma situação que eu. Se isso ficar assim durante a semana, que aumenta a demanda, vai ficar puxado para todo mundo.

Outro passageiro que não teve experiência positiva no primeiro dia do uso obrigatório do Jaé, para pessoas com gratuidade, foi Luiz Carlos, de 56 anos. Portador de necessidades especiais, ele ainda não realizou o cadastro do seu cartão, porque acreditava que o seu uso obrigatório só aconteceria no dia 2 de agosto. Segundo Luiz, o motivo dele ainda não ter solicitado sua gratuidade, foram as frequentes notícias de filas longas nos postos de atendimento e relatos de pessoas próximas.

Sem o cartão, ao tentar pegar o ônibus em direção à Guadalupe, na Zona Norte do Rio, foi surpreendido com o comunicado do motorista.

— O motorista me informou que meu cartão não vale mais, agora é só o Jaé, mas ainda não tenho. Pelo menos agora vou conseguir subir, mas depois não sei como vai ser — disse Luiz

Luiz Carlos, de 56 anos, foi pego de surpresa no primeiro dia de exigência do cartão Jaé — Foto: Walter Farias
Luiz Carlos, de 56 anos, foi pego de surpresa no primeiro dia de exigência do cartão Jaé — Foto: Walter Farias

Na prática, de agora em diante, para ter acesso ao benefício, pessoas com deficiências (PCDs), doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade, alunos da rede pública de ensino fundamental e médio e universitários cotistas, participantes do Programa Universidade para Todos e hipossuficientes (que comprovadamente possuem poucos recursos financeiros) deverão ter cadastro no novo meio de pagamento. Idosos com mais de 65 anos podem embarcar apresentando um documento de identidade com foto.

Em agosto, quando o sistema for estendido a todos os usuários, as integrações do Bilhete Único Carioca só estarão disponíveis para quem possuir o Jaé. As integrações a R$ 4,70 em períodos de três horas seguem valendo — com até três embarques se um deles incluir o BRT, ou dois sem corredor de ônibus rápidos. Para usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) nada muda. Os validadores do Riocard seguirão instalados nos ônibus da capital apenas para atender a esse público, estimado em pouco mais de 310 mil usuários, segundo dados do dia 2 de junho disponibilizados no site do serviço.

Sem integração entre os modais municipais e estaduais, Riocard e Jaé convivem nos sistemas de transporte do Rio — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo
Sem integração entre os modais municipais e estaduais, Riocard e Jaé convivem nos sistemas de transporte do Rio — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Os postos de cadastramento continuarão funcionando este mês para atender o público que ainda não se cadastrou, tanto para gratuidades quanto para os usuários em geral. As lojas do Jaé também seguirão fazendo os novos cadastros.

Na manhã de sexta-feira, no Centro de Operações Rio (COR), o vice-prefeito Eduardo Cavalieri e a secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio, fizeram um balanço da implantação do novo cartão. O prefeito Eduardo Paes não compareceu. Segundo a prefeitura, 1,6 milhão de cartões já foram emitidos, sendo 644 mil de gratuidades. Já o total de pessoas cadastradas está em 2,6 milhões, sendo 1,1 milhão de gratuidades. Quem ainda não tem o cartão físico, mas já realizou o cadastro, pode usar a versão digital do sistema por meio de um aplicativo disponível para celulares.

— Hoje, o Jaé representa 21% da utilização no sistema, e observamos um crescimento médio de 1% ao dia — afirmou Maína Celidonio.

Questionado se os números da adesão ao novo sistema estão dentro da expectativa da prefeitura e se garantem uma migração sem atropelos para o Jaé, Cavalieri disse estar confiante e voltou a criticar a falta de compartilhamento de informações por parte da empresa que administra o Riocard:

— Estamos satisfeitos com a adesão e confiantes para o início da operação das gratuidades. Ainda que possam ocorrer casos pontuais, o momento é oportuno, entre um ponto facultativo e o feriado, com menor circulação de passageiros. O município só precisou realizar o cadastramento de todos os beneficiários, porque a Riocard nunca repassou essas informações. Se tivéssemos tido acesso a esses dados, poderíamos ter enviado os cartões diretamente para os usuários.

A Riocard divulgou nota na qual afirma não ter “responsabilidade sobre o mau planejamento e a má gestão do processo de implementação do Jaé” e que “colaborou sempre que foi solicitada”, tendo cumprido “todas as determinações recebidas”. No fim do comunicado, a operadora diz ainda que “não é mais razoável” que seja culpada “pelos transtornos causados à população, considerando que o período de transição entre os dois sistemas se arrasta há mais de dois anos e meio”.

Para ter acesso ao benefício não é necessário possuir cartão físico, é possível acessar com cadastro no sistema do Jaé e ter o aplicativo instalado no celular. No caso de idosos, basta apresentar um documento de identidade com foto.

Confira a lista atualizada dos postos do cartão Jaé:

Super Postos de Atendimento

  • Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Demais Postos de Atendimento

  • Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova (Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)
  • Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Atendimento apenas ao público geral a partir de 25 de junho.
  • Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.
  • Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
  • Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19

Usuários de gratuidade relatam experiências distintas no primeiro dia da obrigatoriedade do Jaé