Está chegando a hora! A primeira fase da edição deste ano do Concurso Nacional Unificado (CNU 2) será realizada neste domingo, dia 5. Assim, quem vai tentar uma das 3.652 vagas abertas em 32 órgãos federais só tem amanhã para fazer uma revisão final do conteúdo.
- CNU 2025: Confira local de prova, data, edital, as dúvidas sobre o Concurso Nacional Unificado
- CNU 2: Segunda edição do Enem dos Concursos vai ter regra de paridade de gênero. Entenda
Para ajudar o leitor, o GLOBO publicou cinco simulados, elaborados por professores do Gran Concursos. Há questões para as provas que são comuns aos dois blocos de Nível Intermediário e, ainda, para a prova de Conhecimentos Gerais, que será a mesma para os sete blocos de Nível Superior.
E, no domingo, também em parceria com o Gran Concursos, o GLOBO vai publicar gabaritos extraoficiais das provas do CNU. A partir das 17h, os leitores e assinantes do jornal poderão conferir também uma live com os professores do Gran Concursos comentando os pontos mais importantes da prova no seguinte link:
Confira, abaixo, os simulados para se preparar nesta reta final:
- Simulado Conhecimentos Gerais: Confira 20 questões
Nível Intermediário (Blocos 8 e 9)
- Simulado Realidade Brasileira: Faça 15 questões
- Simulado Português: Confira 15 questões
- Simulado Direito: Faça 14 questões
- Simulado Matemática: Confira 15 questões
Formato das questões – Nível Intermediário
Os candidatos dos Blocos 8 e 9, que oferecem cargos para Nível Intermediário, responderão ao todo 68 questões de múltipla escolha.
Serão 20 questões de Português e Realidade Brasileira, 11 questões de Direito e 13 questões de Matemática comuns aos dois blocos. Além disso, os 37.075 candidatos do Bloco 8 (Saúde) responderão 24 questões de Saúde. E os 177.598 candidatos do Bloco 9 (Regulação) responderão 24 questões de Regulação.
- Quantas questões tem o CNU? Vale chutar? Como é a Nota Final Ponderada? Pode zerar alguma prova?
O candidato precisa ter ao menos 40% de acertos para não ser eliminado — ou seja, acertar ao menos 28 questões. Serão classificados para a segunda fase um número de candidatos igual a nove vezes o número de vagas disponíveis em cada cargo.
Além disso, há uma regra de paridade de gênero, que vai incluir mais mulheres entre o grupo classificado se não houver ao menos 50% de candidatas selecionadas. A segunda fase será uma Redação, a ser realizada em 7 de dezembro.
Dicas para o CNU 2025
Formato das questões – Nível Superior
Os candidatos dos Blocos 1 a 7, que oferecem cargos para Nível Intermediário, responderão ao todo 90 questões de múltipla escolha.
- Concurso Nacional Unificado 2025: O que pontua mais nas provas do CNU 2?
São 30 questões de Conhecimentos Gerais — comuns a todos os blocos —, além de 60 questões de Conhecimentos Específicos, que são diferentes a cada bloco. Para não ser eliminado, o candidato precisa ter ao menos 40% de acertos, ou seja, responder corretamente pelo menos 36 questões.
Vale lembrar que as questões de Conhecimentos Específicos têm peso diferente a depender do cargo pretendido. Essas 60 questões são divididas em 5 eixos temáticos. Para cada cargo, os eixos temáticos têm pesos distintos. Por isso, a pontuação final do candidato é diferente do número de acertos obtidos.
- CNU 2025: Como estudar para garantir a aprovação? Veja dicas
Serão classificados para a segunda fase um número de candidatos igual a nove vezes o número de vagas disponíveis em cada cargo, respeitando um critério adotado nesta edição do CNU de paridade de gênero, que vai incluir mais mulheres entre o grupo classificado se não houver ao menos 50% de candidatas selecionadas.
A segunda fase, a ser realizada em 7 de dezembro, será composta por duas questões dissertativas.
As provas no próximo domingo serão realizadas em 228 cidades do país.
O candidato poderá consultar seu local de prova acessando a página da banca organizadora, utilizando suas informações pessoais do gov.br para logar.
Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve:
- Acessar a mesma página onde fez a inscrição
- Fazer login no endereço inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br/ com os dados da conta gov.br
- Clicar na Área do Candidato
Além do local de prova, o cartão de confirmação também traz informações como o número de inscrição, data, hora de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
É obrigatório levar o cartão de confirmação no dia da prova do CNU?
Apesar da apresentação do documento não ser obrigatória, o Ministério da Gestão recomenda que os candidatos levem o cartão no dia da realização da prova.
- CNU 2025: Qual é o critério para ser aprovado na prova objetiva e fazer a discursiva?
Caso seja identificado algum problema no cartão, os inscritos podem solicitar correção entrando em contato com a banca organizadora do CNU 2025, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A prova objetiva será realizada no dia 5 de outubro de 2025 (domingo), das 13h às 18h (Nível Superior) e das 13h às 16h30 (Nível Intermediário), em todo o país. Somente aqueles candidatos que forem habilitados na primeira fase farão a prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro de 2025.
É obrigatório levar no dia da prova
- Documento de identificação com foto original (carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional; passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação; documentos digitais, com foto e assinatura, como e-Título, CNH digital, e Carteira de Identidade digital apresentados nos respectivos aplicativos oficiais)
- Comprovante de inscrição
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente
Atenção! Não será aceita cópia do documento de identificação, ainda que autenticado, nem protocolo do documento.
- Entenda: Governo prevê quase 90 mil cargos no Orçamento de 2026
Não serão aceitos como documentos de identificação: documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil e documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Caso a pessoa esteja impossibilitada de apresentar o documento de identificação original por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, 10 dias antes da data da prova.
Alimentos de consumo rápido e bebidas acondicionados em recipientes transparentes, sem rótulos ou qualquer outro elemento que impeçam a visualização do conteúdos.
- Entenda: Governo anuncia regras para aplicação extraordinária de provas do ‘Enem dos Concursos’ de 2025
Atenção! Pessoas que, por razões de saúde, façam uso de marca-passo, pinos cirúrgicos, sensores de controle de glicose e leitores, bombas de insulina, canetas de aplicação de insulina, agulhas ou outros instrumentos metálicos deverão comunicar a situação à Fundação Getulio Vargas na Área do Candidato. Essas pessoas ainda deverão comparecer ao local de provas munidas da documentação que comprove o uso de tais equipamentos.
Porte de aparelhos eletrônicos, tais como iPod, smartphone, telefone celular, agenda eletrônica, aparelho MP3 player, notebook, tablet, palmtop, pen drive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira (grafite), corretor líquido e/ou borracha.
- CNU 2: Quais cargos pagam os maiores salários? Confira lista
Porte de alimentos em embalagens que não sejam transparentes.
Atenção! A pessoa que estiver portando algo definido ou similar ao disposto acima deverá informar ao Fiscal da Sala, que determinará o seu recolhimento em envelope que deverá permanecer lacrado durante toda a realização das provas. A Fundação Getulio Vargas recomenda não levar nenhum dos objetos citados no dia de realização das provas.
O edital geral do CNU 2 está publicado no link Neste mesmo link, há um anexo para cada bloco temático, Anexo I para o Bloco Temático 1; Anexo II para o Bloco Temático 2 e assim por diante.
A partir dos anexos de cada bloco, o candidato pode ver detalhes sobre os cargos, quantidade de vagas, remuneração, além dos pesos de cada eixo temático para cada vaga, informação que será importante na hora de calcular a pontuação na prova objetiva.
Calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU)
- Prova objetiva: 5/10/2025
- Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
- Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
- Prova discursiva: 7/12/2025
- Procedimento de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
- Divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026