O Flamengo vive um novo momento de pressão na temporada após ter perdido para o Bahia e deixado o Palmeiras tomar a liderança do Brasileirão. A pausa para a data Fifa oferece um período crucial para o técnico Filipe Luís aparar as arestas diante da oscilação apresentada pela equipe, o que causou insatisfação da torcida. O grupo se reapresenta entre hoje e amanhã no Ninho do Urubu com alguns pontos favoráveis para uma retomada de rumo.
- Brasileirão: abrir placar se mostra fator decisivo em reta final marcada por desgaste físico e mental
- Leia mais: Conmebol convoca Bruno Henrique, do Flamengo, para depor em audiência sobre gestos obscenos
Desde a goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, em 25 de agosto, a qualidade coletiva e individual do rubro-negro caiu, mesmo que o time tenha mantido a ponta do torneio nacional em quase todo o período e eliminado o Estudiantes nas quartas de final da Libertadores.
Em oito jogos, foram três vitórias, três empates e duas derrotas, resultando em aproveitamento de 50%. A equipe fez oito gols, mas passou em branco em três partidas e nunca marcou mais de duas vezes. Ao mesmo tempo, sofreu seis e não teve a meta vazada em apenas dois compromissos.
- 31/08 – Flamengo 1 x 1 Grêmio – Brasileirão ⚖️
- 14/09 – Juventude 0 x 2 Flamengo – Brasileirão ✅
- 18/09 – Flamengo 2 x 1 Estudiantes – Libertadores ✅
- 21/09 – Flamengo 1 x 1 Vasco – Brasileirão ⚖️
- 25/09 – Estudiantes 1 x 0 Flamengo (vitória por 4 x 2 nos pênaltis) – Libertadores ❌
- 28/09 – Corinthians 1 x 2 Flamengo – Brasileirão ✅
- 02/10 – Flamengo 0 x 0 Cruzeiro – Brasileirão ⚖️
- 05/10 – Bahia 1 x 0 Flamengo – Brasileirão ❌
A fase irregular guarda desafios que vão desde o desgaste físico em um momento de temporada afunilada até os erros individuais tanto de jogadores quanto de treinador. O GLOBO enumerou cinco desafios que o Flamengo terá que resolver até o clássico com o Botafogo, no Nilton Santos, às 19h30 do próximo dia 15.
Filipe Luís se vê diante de uma oportunidade rara: pela primeira vez no ano, o Flamengo não teve nenhum jogador convocado, mesmo tendo jogadores que já foram chamados por Brasil (Samuel Lino, Léo Ortiz, Alex Sandro e Danilo), Uruguai (Arrascaeta, Viña, Varela e De la Cruz), Colômbia (Carrascal) e Equador (Plata). O cenário é o inverso do Palmeiras, com seis nomes chamados (Flaco López, Gustavo Gómez, Aníbal Moreno, Ramón Sosa, Emiliano Martínez e Facundo Torres) que serão desfalques na partida contra o Juventude, neste sábado.
Para um time que precisa se reoxigenar física e tecnicamente, ter todo o grupo reunido no Ninho do Urubu durante uma semana será ideal para o treinador cumprir a promessa de devolver “comportamentos”.
— O fato de termos controlado muito mal a profundidade pelo excesso de jogos que temos, e não termos tempo para treinar, esses comportamentos se perdem. Sempre que temos tempo, temos que voltar a treinar esses comportamentos, que é algo que a gente vem perdendo tanto no ataque como na defesa — citou Filipe após a vitória sobre o Corinthians.
Jogadores em baixa técnica
Os problemas no Flamengo não são apenas da ordem física, mas, principalmente, técnica. Na derrota para o Bahia, foi difícil salvar a atuação de qualquer jogador, e até nomes como Jorginho estiveram mal. Mas o problema já vem desde o início do atual período de oscilação.
Por exemplo, Pedro vem perdendo espaço no time titular após desperdiçar chances claras diante de Vasco e Estudiantes, e Samuel Lino recebe as primeiras críticas mais pesada pela baixa participação em gols. Na madrugada de segunda-feira, seu nome foi pichado no muro da Gávea como forma de protesto.
Na parte de trás, Ayrton Lucas, Léo Pereira, Rossi e Danilo são exemplos de jogadores que falharam de diferentes maneiras e custaram vitórias. O treinador precisa ajudá-los a reencontrar o bom momento técnico.
Departamento médico zerado
Neste momento, nenhum jogador está tratando lesões no departamento médico. Erick Pulgar está em fase final de condicionamento físico e deve voltar a jogar após a data Fifa, pouco mais de três meses após ter fraturado o quinto metatarso do pé direito. Saúl foi vetado do último jogo por conta de dores no tornozelo esquerdo, mas a situação não preocupa a longo prazo. Fora isso, a comissão técnica não tem outros desfalques por questão física e o elenco está completo.
- Diogo Dantas: Flamengo decide multar Wallace Yan por indisciplina após expulsão
- E também: Pivô de derrota após expulsão, Danilo tem passagem no Flamengo marcada por irregularidade e lesões
Saúl foi apenas um exemplo de jogador que sentiu problemas no corpo em função da grande quantidade de jogos consecutivos. Por isso, a pausa vem em boa hora para o time recuperar fôlego, algo que não é possível em meio à maratona de jogos a cada três ou quatro dias. O grupo ganhou folgas ontem e anteontem.
Pausa em meio a momento crítico
Outubro é um mês capaz de definir as aspirações do Flamengo na temporada. Os primeiros jogos foram contra Cruzeiro e Bahia, dois times do G6 do Brasileirão, e o time não conseguiu vitórias, um dos motivos pelo qual perdeu a liderança. Nas próximas semanas, há confrontos fora de casa contra Botafogo e Fortaleza, e a “final antecipada” contra o Palmeiras. Além disso, acontecem os dois jogos da semifinal da Libertadores, contra o Racing.
“Quebrar” esta sequência decisiva com alguns dias de folga é mais um benefício desta data Fifa que o rubro-negro precisa aproveitar.