A Alphabet, controladora do Google, apresentou hoje uma linha de novos dispositivos da marca Nest, que prometem renovar casas inteligentes com inteligência artificial (IA). O lançamento acontece um dia depois de a Amazon realizar seu próprio evento de lançamentos com o mesmo propósito, evidenciando a disputa entre as duas big techs americanas neste segmento.
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Os mais recentes dispositivos do Google incluem um par de câmeras de vídeo, uma nova campainha e um alto-falante compacto que reproduz som em todas as direções. Os três produtos baseados em câmera — a terceira geração da Nest Cam Indoor (US$ 100/R$ 532), a segunda geração da Nest Cam Outdoor (US$ 150/R$ 798) e a terceira geração da Nest Doorbell (US$ 180/R$ 958) — já estão disponíveis, enquanto o Google Home Speaker de US$ 99 (cerca de R$ 527) só começará a ser enviado às lojas em 2026, nos meses da primavera no Hemisfério Norte.
O Google tentou justificar o atraso no lançamento do alto-falante como uma forma de priorizar os usuários de dispositivos já existentes.
“Nossa principal prioridade é lançar o Gemini for Home em acesso antecipado para as dezenas de milhões de alto-falantes e telas inteligentes que já estão em suas casas”, disse a empresa em comunicado.
Os novos alto-falantes Echo da Amazon, que rodam o mais recente software Alexa+, chegarão às prateleiras muito antes, com lançamento previsto para outubro e novembro deste ano.
As três novas câmeras Nest contam com resolução de vídeo 2K mais nítida — superior ao padrão anterior de 1080p — e gravam em vídeo com alta faixa dinâmica (HDR). Elas também oferecem agora um campo de visão mais amplo: as Nest Cams capturam um ângulo de 152 graus, enquanto a nova Nest Doorbell pode visualizar um ângulo diagonal de 166 graus, o que ajuda a incluir objetos como pacotes ou entregas de comida deixados no chão na porta das residências. A resolução adicional permite um zoom e um recorte mais preciso no quadro de vídeo.
Cada uma das câmeras oferece desempenho aprimorado em baixa luminosidade, o que significa que permanecerão em modo colorido por mais tempo antes de alternar para a visão noturna por infravermelho.
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De fábrica, os usuários têm acesso a seis horas de histórico de eventos, que inclui clipes de vídeo de 10 segundos de qualquer coisa que tenha acionado a gravação. Assinar o Google Home Advanced desbloqueia até 60 dias de clipes de eventos e 10 dias de histórico de vídeo contínuo, 24 horas por dia.
As novas câmeras da Ring, unidade da Amazon apresentadas na terça-feira, oferecem gravação em 4K. Em contraste, o Google afirmou acreditar que 2K é o equilíbrio ideal entre qualidade e consumo de largura de banda.
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O verdadeiro foco desta nova leva de produtos é destacar o Gemini for Home, a plataforma de inteligência artificial do Google que substituirá o Assistant como o cérebro de inúmeros dispositivos de casa inteligente. Como parte desse esforço, o aplicativo Google Home para Android e iOS foi redesenhado para ser mais rápido, confiável e reduzir as falhas em 80%, segundo a gigante de buscas.
Esse app reformulado é estruturado em uma interface de três abas, com seções dedicadas a Início, Atividade e Automações. Em Início, você encontra uma visão centralizada da sua casa inteligente; em Atividade, uma visão única de tudo o que aconteceu no lar; e em Automações, o espaço para editar e gerenciar rotinas, como ligar ou desligar aparelhos automaticamente.
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Dentro do Google Home há o novo recurso “Ask Home”, disponível de forma persistente em todo o aplicativo. A empresa o descreve como um centro de comando em linguagem natural para a casa inteligente, projetado para tornar o controle de dispositivos como luzes, termostatos, persianas ou câmeras mais conversacional. O Gemini também é capaz de lidar com pedidos com exceções, como solicitar ao sistema que desligue todas as luzes exceto a do quarto.
As notificações das câmeras agora são mais úteis e trazem mais detalhes sobre o que foi gravado. Para quem prefere evitar ser bombardeado com alertas constantes, o novo recurso Home Brief pode resumir várias horas de atividade em um único relatório. Além disso, é possível fazer perguntas como “o que aconteceu com o vaso?”, e o Gemini encontrará a gravação que mostra a resposta.
Os recursos mais promissores exigem uma assinatura do Google Home Advanced, que custa US$ 20 (cerca de R$ 106) por mês ou US$ 200 (R$ 1.064) por ano. Há também um plano mais barato, de US$ 10 (R$ 53) por mês (ou US$ 100/R$ 532 por ano), que oferece 30 dias de histórico de eventos, alertas inteligentes (como detecção de pacotes) e acesso ao Gemini Live, mas sem várias das funcionalidades mais recentes.
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O Gemini Live estará disponível em alto-falantes e telas inteligentes, permitindo que os usuários tenham conversas prolongadas com o chatbot do Google. Isso pode ser feito com o comando “Ok Google, vamos conversar”.
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Assim como em outras plataformas onde o Gemini está presente, é possível interagir em diálogos abertos e contínuos e realizar tarefas como planejar viagens, pedir sugestões de refeições com base nos ingredientes disponíveis ou até ouvir uma história contada pelo chatbot.
O Google está levando o Gemini for Home para uma longa lista de produtos antigos, de até uma década atrás. Até mesmo alto-falantes já descontinuados, como o Google Home Max de 2017, receberão atualização para garantir compatibilidade. Mas, inicialmente, a experiência será opcional — seguindo o mesmo modelo da Amazon no lançamento do Alexa+ no início deste ano. Os alto-falantes e telas inteligentes serão os primeiros a entrar no programa beta ainda neste mês.
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A Amazon deu início esta semana a uma reformulação completa de sua divisão de hardware ao reconstruir dois de seus principais dispositivos com Alexa: o Echo e o Echo Show. A empresa está lançando o Echo Dot Max, uma caixa de som inteligente de US$ 100 (R$ 532) projetada para competir com produtos de preço semelhante da Apple e do Google, além do Echo Studio, de US$ 220 (R$ 1.170), seu modelo mais avançado para audiófilos.
A Amazon também está renovando o Echo Show, sua caixa de som inteligente com tela, com modelos redesenhados de 8 e 11 polegadas, com preços de US$ 180 (R$ 958) e US$ 220 (R$ 1.170), respectivamente.
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Os novos Echos também serão os primeiros a sair da caixa com o Alexa+, a interface de voz com inteligência artificial da Amazon.
Esses produtos movidos pela Alexa são os primeiros a serem totalmente reinventados sob a liderança de Panos Panay, ex-diretor de produtos da Microsoft, conhecido por sua sensibilidade a designs premium. Desde que se juntou à Amazon, há dois anos, como chefe de hardware e da Alexa, Panay tem defendido projetos mais simples, materiais de alta qualidade e grandes avanços no silício usado dentro dos dispositivos.
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Na terça-feira, em uma apresentação realizada em Nova York, a Amazon apresentou uma linha renovada de Kindles, incluindo seu primeiro modelo Scribe com tela colorida. A empresa também anunciou um Fire TV Stick mais barato, de US$ 40 (R$ 213) , com suporte para streaming de vídeo em 4K, além de várias câmeras e recursos aprimorados de suas marcas de segurança residencial inteligente Ring e Blink.