A lesão muscular na coxa esquerda de Murilo, sofrida no último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes, contra o Inter Miami, criou um grande problema para o Palmeiras de Abel Ferreira nas oitavas de final. O duelo com o Botafogo, amanhã, às 13h, no Lincoln Financial Field (Filadélfia), terá um novo integrante na defesa alviverde. Bruno Fuchs, favorito, disputa a vaga com os jovens Micael e Naves.

Fuchs sai na frente pela experiência. Reserva imediato no setor, soma 18 jogos e participou de todas as competições que o alviverde disputou na temporada.

São sete jogos sem sofrer gols, 18 desarmes, 16 interceptações e 24 duelos aéreos vencidos, segundo o Sofascore. Atua pelos dois lados do campo, aumentando o leque de propostas de jogo de Abel. É também o mais alto (1,90m) do trio, mantendo o perfil de Murilo (1,88m).

Bruno Fuchs em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Por outro lado, o defensor de 27 anos ficará mais exposto ao um contra um de um ataque rápido e móvel como do Botafogo, que tem Igor Jesus como um centroavante pouco convencional e jogadas pelas pontas com possibilidades perigosas de centralização. Contra o Inter Miami, quando substituiu Murilo, Fuchs acabou tendo a atuação marcada pelo drible que sofreu de Luis Suárez no segundo gol do 2 a 2. Na temporada, são seis dribles sofridos.

Fuchs ainda aparece como opção de surpresa ofensiva. É um zagueiro que conduz bem a bola, tem bom passe — já atuou até como lateral — e pode ser importante para quebrar linhas de pressão mais altas.

Com Micael, segundo zagueiro reserva mais utilizado na temporada, Abel ganharia uma opção mais física e que corresponde pelo alto. O zagueiro de 24 anos e de 1,83m de altura soma 12 jogos (atuou em Brasileiro, Libertadores e Paulista), com 22 desarmes, cinco interceptações e 26 duelos aéreos vencidos. Sofreu três dribles.

Micael em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Micael em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Ex-Houston Dynamo, dos EUA, ele joga com mais frequência pelo lado esquerdo, atendendo à lacuna deixada por Murilo. É uma opção para tentar frear o ímpeto ofensivo caso o Botafogo tente ganhar campo na base da superioridade numérica na zona central do ataque.

Quem corre por fora é Naves, de 23 anos. O defensor tem sido pouco utilizado por Abel após o Campeonato Paulista e é hoje a terceira opção entre os reservas. Para a escolha em questão, é ainda menos favorito por atuar na direita.

Todavia, se for acionado, o mais jovem do trio soma dez jogos, nenhum deles com gols sofridos, 13 desarmes, oito interceptações, 13 duelos aéreos vencidos e três dribles sofridos.

Naves em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Naves em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Na quarta-feira, Murilo postou mensagem em rede social lamentando a lesão sofrida. A tendência é que, mesmo que o Palmeiras avance, o zagueiro não retorne a tempo do fim da competição.

“É um momento difícil, que eu jamais gostaria de passar, principalmente em uma competição como essa. Quem me conhece sabe o quanto esse era o meu sonho e o quanto me dediquei para esse momento. Mas, enfim, aconteceu, e eu só tenho que confiar no processo”, escreveu o zagueiro.

veja números das opções do Palmeiras para substituir Murilo contra o Botafogo