Já é conhecido que o Rio é cenário de novela — e isso vai muito além dos cartões-postais. Com o público cada fez mais conectado, os flagrantes de cenas sendo gravadas no dia a dia, por vezes literalmente na calçada de casa, nas areias da praia e de hotel a igreja, vai logo parar nas redes sociais. Esse é o caso de “Vale Tudo”, produção da TV Globo. As publicações mostram um pouco como esse trabalho muda a rotina, mesmo que por apenas algumas horas, e acaba divertindo quem esbarra com essa situação.
- Novos emergentes: crescimento da classe média após década de estagnação leva mais moradores para a Barra
- Noites de Copacabana: Ricardo Amaral elege os points que marcaram época
Dados do Rio Film Commission mostram que de janeiro a junho, apenas a novela das nove acumulou 337 diárias de gravações em externas autorizadas pelo departamento da Rio Filme, órgão da prefeitura ligado à Secretaria municipal de Cultura. No mesmo período, foram concedidas 429 autorizações para nove projetos, fazendo da produção global a mais gravada em externa na cidade, com 78,5% do total de diárias autorizadas.
Os números do Rio Film Commission mostram que quem mora na Glória tem mais chance de deparar com uma gravação de externa de “Vale Tudo. O bairro é o campeão de filmagens, com 71 diárias autorizadas. Em seguida, vem a Barra da Tijuca, com 62; e em terceiro, São Conrado (com 37), em cuja praia foram gravadas as cenas de Raquel vendendo sanduíche, entre elas, aquela em que a personagem esbarra com a filha — em companhia de Solange (Alice Wegmann) —, que finge não conhecê-la. Foi lá também que Solange flagrou o beijo entre Afonso (Humberto Carrão) e Maria de Fátima (Bella Campos).
Entre os locais que costumam receber gravações está o Hotel Copacabana Palace, onde Odete Roitman (Debora Bloch) está hospedada e foram feitas cenas de Maria de Fátima em sua chegada ao Rio. Também são frequentes cenas na Lagoa, onde mora o personagem Marco Aurélio (Alexandre Nero), além do Horto, onde fica a casa de Solange e Sardinha (Lucas Leto).
- Vista deslumbrante, cofres ocultos e gerador próprio: mercado de luxo de Niterói tem imóveis de até R$ 25 milhões e atrativos especiais
Já o Edifício Ventura, na Avenida Chile, no Centro, costuma ser mostrado em tomadas aéreas. O prédio serve como fachada para a TCA, empresa de aviação da família Roitman. No heliponto, no topo do imóvel, foi filmada a cena da esperada chegada de Odete Roitman ao Rio. Menos sorte têm os moradores de Vila Isabel, um dos principais cenários da novela. É que a maioria das cenas que se passam no bairro é gravada em estúdio.
— O Rio é uma cidade complexa, heterogênea, plural e diversa, um ambiente que acolhe bem as questões discutidas em “Vale Tudo”. Os bairros têm muita personalidade, emprestam aos personagens características próprias. E é ótimo quando temos a oportunidade de usá-los como cenário — diz Paulo Silvestrini, diretor artístico da novela.
- Dia de descanso: Praia de Icaraí, em Niterói, terá área de lazer aos domingos
Uma das cenas mais aguardadas, e levada ao ar na última quarta-feira, o casamento de Maria de Fátima com Afonso Roitman foi uma das externas mais grandiosas e mobilizou mais de cem figurantes. A cerimônia foi gravada no Outeiro da Glória, igreja centenária que é um autêntico cartão-postal do bairro, onde também são gravadas as cenas de externa da mansão da família mais poderosa da novela. Ali, os funcionários são expectadores privilegiados.
— Fecharam a rua de fora a fora (para o casamento). Eram três caminhões só para servir como camarins dos figurantes. Os artistas utilizaram um salão da igreja. Era muito equipamento — relatou Sueli Purquetti, funcionária administrativa da igreja.
A propósito: quem quiser seguir o exemplo de Afonso e Fátima terá de desembolsar a partir de R$ 8 mil para fazer o casório no local. Massa garante que os valores são negociáveis.