A vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, por 3 a 2 domingo no Maracanã, deixou a disputa pelo título do Brasileirão totalmente em aberto. Com o resultado, rubro-negros e alviverdes chegaram aos 61 pontos após a 29ª rodada — ambos os times contam com uma partida a menos —, mas os paulistas levam vantagem por ter uma vitória a mais (19 a 18). A 10 jogos do fim, cravar o campeão é uma aposta extremamente arriscada.
É a primeira vez em 14 anos que há um empate técnico na liderança a esta altura do torneio. Em 2011, Corinthians e Vasco também dividiam o topo da tabela com 51 pontos após a 29ª rodada. Na ocasião, o time paulista sagrou-se campeão ao somar 67 pontos — dois a mais que o rival carioca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/b/8/6hIb8QRYejAVjqyNeBow/esp-21-10-flamengo-palmeiras-vitorias.png)
O cenário de momento mostra equilíbrio nas probabilidades. Segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta estatística desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG, o Flamengo viu suas chances de título saltarem de 29,8% para 48,3% após o triunfo sobre o Palmeiras. O time paulista, que antes liderava as projeções com 68,3%, caiu para 48,7%. Um empate técnico.
A matemática ainda não permite descartar totalmente o Cruzeiro. Terceiro colocado com 56 pontos e, 29 partidas, o time mineiro aparece com apenas 2,8% de chances de título. Mirassol, Bahia, Fluminense e Botafogo têm possibilidades abaixo de 1%. Os mineiros, no entanto, estão praticamente confirmados na Libertadores de 2026 — Flamengo e Palmeiras já estão garantidos —, com 99,9% de chances.
Na prática, os dois rivais chegam à reta final em condições quase idênticas — e qualquer tropeço pode ser decisivo. E, numa avaliação dos confrontos que cada um tem até a derradeira rodada, o Palmeiras vai trilhar um caminho com mais pedras. No fim de semana, o alviverde, por exemplo, enfrentará o Cruzeiro, que ainda vislumbra alguma chance de título, em casa.
Além da equipe mineira, o Palmeiras tem pela frente Mirassol e Fluminense, que lutam por vaga na Libertadores. E dois jogos com o Santos — um deles é a partida atrasada da 13ª rodada. Apesar de o time santista estar rondando a zona de rebaixamento, o confronto tem o peso de um clássico. Outra questão relevante é o mando de campo: das 10 partidas restantes, o time de Abel Ferreira fará somente quatro no Allianz Parque.
A via do Flamengo parece, em tese, ter menos obstáculos. O rubro-negro fará seis dos 10 jogos no Maracanã, incluindo o clássico com o Fluminense, cujo mando de campo é do tricolor. Fora o rival, o rubro-negro tem apenas o Mirassol como adversário do G6 de momento. A equipe de Filipe Luís também terá confronto repetido. Os cariocas jogarão com o Sport, lanterna do campeonato, duas vezes — partida da 12ª rodada.
Nos cálculos feitos por Gilcione Nonato, da UFMG, 81 pontos pode ser o número mágico para o campeão deste ano. Nas projeções do matemático, se o Palmeiras terminar o Brasileiro com essa pontuação, terá 84,8% de chances de ser campeão. Se o Flamengo alcançar os mesmos 81 pontos, as probabilidades são praticamente idênticas: 84,3%.
Porém, o rubro-negro tem 13,7% de chance de ultrapassar os 81 pontos, contra 11,1% do alviverde.
— Se compararmos as probabilidades de pontuação, a sequência final do Flamengo me parece ser mais fácil do que a do Palmeiras — analisa.