“Amo viver. Vejo felicidade em momentos ordinários, não só nos extraordinários.” A fala de Patrícia Camargo, cofundadora da Care, ecoou entre as participantes do encontro Outubro Rosa: Autocuidado e Prevenção, realizado no hotel Fairmont, em Copacabana. Mediado por Marina Caruso, editora-chefe da revista ELA, o bate–papo contou ainda com Luciana Navarro, cofundadora da Care, e Fernanda Motta, modelo e apresentadora. O público se fez presente tomando a palavra em relatos espontâneos sobre diagnóstico, tratamento e cura.
Ao narrar a descoberta do câncer de mama ainda em estágio inicial, Fernanda Motta destacou a importância do autoconhecimento e do diagnóstico precoce. “Minha mãe sempre dizia que o corpo é um santuário. Foi com esse olhar atento que percebi um nódulo. Lembro do médico entrando sorrindo para dizer: ‘Temos um problema, mas também a solução’. Aquilo me deu paz. O diagnóstico precoce salva vidas.” Luciana Navarro enfrentou uma quimioterapia após uma gestação molar. Impedida de usar cosméticos convencionais, recorria a amigos para trazer do exterior produtos de fórmulas limpas. “Era a minha pintura de guerra. Ao me maquiar, não me via abatida. O autocuidado deixou de ser vaidade e virou ferramenta de força.” A Care Natural Beauty nasceu quando Luciana compartilhou essa experiência com a amiga Patrícia. Juntas, elas decidiram criar a marca que é referência em clean beauty. O que foi uma virada de vida para Luciana tornou-se confirmação de propósito para Patrícia, que, anos depois, enfrentou um câncer de ovário. “Um momento feliz do meu tratamento foi quando recebi do médico um livrinho sobre autocuidado, e a primeira marca recomendada era a Care.”
O apoio da marca ao evento é parte do compromisso da empresa em participar de ações de prevenção ao câncer de mama, expressa na campanha #takeCARE (um trocadilho com a expressão “tome cuidado”). A iniciativa compreende o lançamento da edição especial de Duos Multifuncionais, com embalagens ilustradas pela artista Gisela Pecego. O INCAvoluntário, braço de ações sociais do Instituto Nacional do Câncer, recebe 5% da renda obtida com a venda desses produtos. “Precisamos de empresas que apoiem esses movimentos. É um esforço da sociedade civil, não apenas das instituições médicas”, destacou Luciana Lobo, idealizadora do ZENcancer, parceiro do INCAvoluntário. Falando da plateia, ao fim do encontro, a maratonista Jana Günter, diagnosticada com câncer aos 29 anos, lembrou que o amor também cura: “Há muita vida antes, durante e depois da doença”, encerrou, inspirando todos os presentes.