Gilberto Gil, Roupa Nova, Ana Castela, Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Wesley Safadão, Belo e Sorriso Maroto. Os nomes de alguns dos artistas mais populares da música brasileira poderiam estar enfileirados em cartazes de festivais de verão em qualquer parte do país. Mas figuram entre os destaques da temporada brasileira de cruzeiros 2025/2026, que começa no dia 21 e vai até 19 de abril. Uma temporada com menos navios do que em outros anos (uma queda de seis para oito), mas nem por isso mais silenciosa.
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— Os cruzeiros musicais serão o grande destaque desta temporada. É um nicho que serve de porta de entrada de muita gente, que embarca pela primeira vez para ver o artista favorito e acaba se apaixonando pelo universo dos cruzeiros — diz Paulo Papoy, CEO da plataforma de reservas de viagens marítimas Krooze.
A empresa, responsável pelo Krooze Awards, uma espécie de “Oscar” brasileiro dos cruzeiros, divulgou, na última segunda-feira, os vencedores da premiação de 2025. E, pela primeira vez, dedicou uma categoria apenas aos temáticos musicais — os laureados foram Réveillon em Alto-Mar, Vumbora pro Mar (com Bell Marques) e Navio do Zezé (com Zezé di Camargo), os três no MSC Seaview.
Todos eles foram promovidos pela PromoAção, que começou a organizar cruzeiros musicais em 2005 e que hoje domina este segmento. Para as 14 saídas especiais (três a mais que na anterior), a empresa fretou o MSC Preziosa, um veterano em águas brasileiras, com capacidade para até 4.300 passageiros, sete restaurantes, 20 bares e quatro piscinas. A outra empresa que atua no ramo, a Onboard, terá apenas um cruzeiro, o Onboard Festival, a bordo do Costa Diadema, mas ainda não divulgou as datas nem as atrações.
Os cruzeiros musicais da PromoAção se concentrarão na alta temporada, entre novembro e janeiro, e, partindo do Porto de Santos, terão sempre três noites, com paradas em Angra e Búzios. A exceção é o cruzeiro Réveillon em Alto-Mar (29/12 a 1/1), que terá quatro noites e uma parada em Copacabana para a virada do ano. A bordo, apresentações de É o Tchan, Bell Marques, Leo Santana, entre outros.
Do “line-up” apresentado para 2025/2026, o nome que talvez chame mais atenção é o de Gilberto Gil, que incluirá sua turnê de despedida dos palcos no Navio Tempo Rei (1 a 4/12). Na “tripulação”, o cantor e compositor levará junto nomes como Paralamas do Sucesso, Liniker, Nando Reis, Elba Ramalho, João Gomes, Gilsons e Jorge Vercillo.
Refletindo as paradas de sucesso nas rádios e nas plataformas de streaming, o sertanejo também domina a programação dos cruzeiros musicais. Um bom exemplo é o Navio Barretos 70 Anos (28/11 a 1/12), que celebrará a festa de peão mais famosa do Brasil com atrações como César Menotti e Fabiano e Maiara e Maraisa.
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Outros destaques do gêneros são o Navio ChX, primeira experiência de Chitãozinho e Xororó nos mares brasileiros (15 a 18/11); o Navio Cabaré (18 a 21/11), com Leonardo e convidados especiais, como Daniel e Roberta Miranda; o Férias com a Boiadeira (5 a 8/1), comandado por Ana Castela; e o Navio Zezé di Camargo (11 a 14/1), com nomes que vão de Jota Quest a Alexandre Pires.
O cantor mineiro, aliás, terá um navio para chamar de seu (4 a 7/12), onde se apresentará ao lado de Thiaguinho, Péricles e Só Pra Contrariar. Para os fãs de pagode haverá ainda o Navio Sorriso Maroto (21 a 24/11) e o cruzeiro Belo em Alto-Mar (13 a 16/12), quando o cantor gravará um DVD com alguns de seus maiores sucessos. Música romântica também não faltará no Navio Roupa Nova (2 a 5/1).
Uma ausência marcante neste cenário é Roberto Carlos, que não fará seu tradicional cruzeiro nesta temporada. Mesmo assim, na visão de Bruno Ribeiro, sócio-diretor da PromoAção, o atual fenômeno dos navios musicais não seria possível sem o Rei:
— Não há como negar que os 16 anos dos cruzeiros de Roberto Carlos foram fundamentais para que muitos desses grandes nomes passassem a enxergar os cruzeiros como uma possibilidade real. Quase sempre, os próprios artistas faziam questão de citar a experiência do Rei.
Ao contrário do vinha acontecendo desde e a retomada do turismo marítimo no país pós-pandemia, no fim de 2021, como o aumento na oferta de navios e, consequentemente, no número de passageiros ano a ano, a temporada 2025/2026 apresenta uma redução na frota. Serão apenas seis embarcações, duas a menos que nas duas temporadas anteriores. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia-Brasil), a diminuição de cerca de 20% na quantidade de leitos oferecidos é resultado de “gargalos” enfrentados pelo setor.
— Precisamos enfrentar custos elevados, infraestrutura que avança lentamente, regulação desatualizada, carga tributária e insegurança jurídica, além de fortalecer pontes entre governo e iniciativa privada para que avancemos de forma sustentável e alinhada — explicou o presidente da entidade, Marco Ferraz. — A Clia está atuando em parceria com os ministérios do Turismo e dos Portos e Aeroportos, além de portos e secretarias de Turismo estaduais e municipais, para recuperar o ritmo de crescimento da indústria.
Para este ano, a MSC Cruzeiros trará quatro navios. O maior e mais moderno deles, o MSC Seaview pode transportar até cinco mil passageiros de uma só vez, e oferece atrações como um calçadão ao ar livre que dá uma volta completa pelo navio e a Ponte dos Suspiros, com piso transparente, a 40 metros de altura. Ele terá embarques em Santos, Salvador e Maceió, e fará principalmente roteiros de seis a oito noites para o Nordeste.
Também baseado em Santos, o MSC Prezciosa, quando não estiver com os cruzeiros musicais, fará minicruzeiros de três e quatro noites, pelos litorais de Rio e São Paulo, e os roteiros de seis a oito noites, tanto para o Nordeste quanto para o Rio da Prata — nestes casos, haverá possibilidade de embarque em Balneário Camboriú, uma novidade da temporada.
A partir do Porto do Rio será possível embarcar no MSC Sinfonia, em roteiros de três a sete noites, e no MSC Armonia, o decano da frota, que terá roteiros de seis a oito noites para o Nordeste.
A Costa Cruzeiros, por sua vez, terá dois navios circulando pelo litoral brasileiro: o Costa Diadema, baseado em Santos, e o Costa Favolosa, saindo do Rio. Ambos se revezando entre minicruzeiros de três a quatro noites e roteiros mais longos, de até nove noites, para Argentina e Uruguai.