A nova estação é um convite para aproveitar o Parque Nacional da Tijuca, onde o Mirante da Cascatinha Taunay, reinaugurado em fevereiro após ficar fechado por quatro anos para reforma, é uma das opções. Do deque, além da imensidão verde, é possível admirar a queda d’água de 35 metros de altura — ainda mirrada por causa da estiagem dos últimos meses. Mas, como a alta temperatura não dá uma trégua na cidade, as praias continuaram lotadas no fim de semana, como se o verão não tivesse fim.
- ‘Cenário de guerra’: atriz relata drama após incêndio que destruiu suíte de seu apartamento em Ipanema; perícia deve esclarecer causa
- Homem acusado de ser maior ladrão de comércios da Zona Sul do Rio é preso
Mesmo com os termômetros batendo nos 34 °C, a Floresta da Tijuca faz dos 30 minutos de trilha até o mirante um percurso agradável. O deque reformado tem 30,85 m² e capacidade para dez pessoas por vez. Com novo guarda-corpo, o espaço oferece uma vista, além da cachoeira, para o Pico da Tijuca e os morros do Conde e Andaraí Maior.
— Antes, parecia que qualquer vento mais forte poderia derrubar aquela madeira. Agora está bem mais seguro. A gente estava com saudade do mirante — comentou Beth Telles, aposentada que frequenta o parque há anos e visitou o local neste fim de semana com o marido, Wilson Telles.
Quem esperava ver a cascata em seu auge, no entanto, se surpreendeu com o fluxo reduzido de água. De acordo com a administração do parque, a falta de chuvas é a culpada. Até mesmo o poço Job de Alcântara, abaixo da cascata e tradicionalmente usado para banho, está acanhado. Na semana passada, a equipe de manutenção do parque fez até uma intervenção para adequar a profundidade.
Ainda assim, com esse calorão, o banho no poço é um refresco. Rayane Furtado visitou o mirante com o namorado, Matheus Vieira.
— É lindo aqui em cima. Agora a gente vai tentar tomar um banho no poço, lá embaixo. Vamos, Matheus? — propôs Rayane.
Para evitar as altas temperaturas, a família Guedes, de Marechal Hermes, começou o passeio bem cedo.
— Recentemente, fizemos a trilha na Urca, terminando na Praia Vermelha, e estamos transformando isso num hábito de família — contou Marcelo Guedes, que levou a esposa, Monique, e o filho, Murilo, para a primeira visita ao parque.
Trilhas e cachoeiras são opções muito procuradas, mas o mergulho no mar não perde sua majestade. As praias da Zona Sul ficaram abarrotadas de banhistas em busca do que poderia ser o último domingo com cara de verão. Será?
— Parece que o verão não quer ir embora. E eu, sinceramente, não estou reclamando — brincou a professora aposentada Lúcia Mendes, 68 anos, enquanto ajustava a cadeira de praia na disputada faixa de areia.
O outono chegou no dia 20 de março. A previsão é de uma estação mais quente que o normal, porém com mais frentes frias. De hoje até quinta-feira, os cariocas devem se preparar para pancadas isoladas de chuva, principalmente no fim da tarde e à noite. As máximas devem continuar entre 35 e 38 °C, de acordo com o Alerta Rio, da prefeitura.
— A gente vem ao Arpoador todo fim de semana. Estamos aproveitando enquanto continua esse calor, antes de o inverno chegar — contou o estudante de enfermagem Pedro Henrique Almeida, 22 anos, que reuniu os amigos para um chope na areia.