A IA e outras formas de software inteligente foram um dos principais pontos de destaque no salão do automóvel deste ano em Xangai. A chinesa BYD, número 1 em vendas, tinha uma das maiores presenças, mas os fabricantes de automóveis europeus não passaram em branco, determinados a não perder espaço para as montadoras locais.
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Eis alguns dos destaques do evento, que ocorrer até 2 de maio.
O novo hipercarro-conceito da Lotus, que foi apresentado pela primeira vez no fim do ano passado, estava em exibição. O Theory 1está voltado para um futuro impulsionado pela automação e pelas características de condução autônoma.
Carro-conceito off-road da Hongqi
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A Zeekr, marca de carros elétricos premium da Geely, revelou seu primeiro SUV híbrido plug-in top de linha, o 9X. O grande SUV, com sua grade frontal distinta, chegará ao mercado no terceiro trimestre, com preços que podem chegar a 1 milhão de yuans (US$ 137 mil ou R$ 777 mil). Ele vem equipado com um sistema Lidar montado no teto para assistência avançada ao condutor, uma bateria que oferece cerca de 380 km de autonomia, um motor híbrido de dois litros e é capaz de atingir 100 km/h em apenas três segundos.
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A gigante japonesa revelou o bZ7, um grande sedã elétrico desenvolvido especificamente para o mercado chinês, onde as montadoras estrangeiras vêm perdendo participação para concorrentes locais. Com lançamento previsto para ainda este ano, o modelo utilizará o mesmo sistema de condução assistida de Nível 2 presente em outros veículos da linha bZ (a sigla pouco intuitiva significa “Beyond Zero”) e disputará espaço com o Model S da Tesla e o popular sedã Han da BYD.
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A Frontier Pro é a primeira picape híbrida plug-in da Nissan e, inicialmente, será voltada para o mercado chinês – competindo com a Shark 6, da BYD – para depois ser exportada para outros países. Tudo isso faz parte do ousado plano da montadora japonesa, que enfrenta dificuldades, de investir mais US$ 1,4 bilhão (quase R$ 8 bilhões) na China e desenvolver 10 novos carros no país até meados de 2027, numa tentativa de recuperar o terreno perdido e renovar sua linha envelhecida.
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Equipado com a nova plataforma de carregamento ultrarrápido da BYD, o Tang L pode recarregar até 400 km de autonomia em apenas cinco minutos. O SUV de sete lugares com tração nas quatro rodas está disponível em três versões, sendo que o modelo topo de linha com tração integral — que deve custar 289.800 yuans (US$ 39.700 ou R$ 225 mil) é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos – aproximadamente o mesmo que um Porsche 911.
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O segundo sedã da parceira chinesa da Stellantis, o totalmente elétrico B01, é baseado na nova plataforma LEAP3.5 e está previsto para ser lançado em meados de 2025. Com preço acessível entre 100.000 (US$ 13.720 ou R$78 mil) e 150.000 yuans (US$ 20.580 ou R$ 117 mil), o B01 vem com um sistema opcional de Lidar montado no teto para recursos de condução inteligente e teto solar.
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Apenas 50 unidades do conversível de dois lugares foram produzidas, e todas já foram vendidas por cerca de 500.000 euros (US$ 568.000 ou R$ 2,8 milhão) cada. Todas as peças, incluindo os faróis, cristais e assentos, foram feitas à mão, enquanto sob o capô, o roadster conta com um motor V8 de 4,4 litros que acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3,3 segundos.
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A divisão de luxo da Toyota atualizou o sedã ES – um de seus modelos principais – com um novo visual angular e duas variantes: híbrida e totalmente elétrica. Por dentro, há poucos botões, mas um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma tela sensível ao toque de 14 polegadas para o sistema de infoentretenimento (e, se isso não for suficiente, alguns modelos ainda contam com uma segunda tela no lado do passageiro).
Embora a Toyota não tenha especificado onde ou quando o modelo será vendido, nem seu preço, o esforço da montadora para construir uma fábrica própria da Lexus em Xangai dá uma pista sobre o público-alvo.
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A BYD está mostrando como pode ser a reformulação de uma importante linha de veículos elétricos e híbridos. O SUV Dynasty-D, com 5,3 metros de comprimento, é mais do que um simples conceito. Seu design é uma referência clara ao posicionamento premium da marca, com portas tipo borboleta e um visual quase sem emendas ou espaçamentos aparentes.
O interior se inspira na arquitetura imperial chinesa, com o painel lembrando as linhas dos telhados da Cidade Proibida, em Pequim. O Dynasty-D deve custar mais de 400.000 yuans (US$ 54.800 ou cerca de R$ 310 mil).
Carro-conceito Electra-GS da Buick
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A Buick, da GM, está ressuscitando o clássico nome GS para o mercado chinês ao inaugurar uma nova linha de veículos — elétricos. Apresentando o marcante e esportivo sedã Electra-GS, por enquanto um conceito, mas que já dá uma ideia do que está por vir.
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Acompanhando o formato fluido do Mercedes EQS, a montadora transferiu uma direção de design semelhante para suas vans-conceito Vision V, que têm como objetivo ser tanto versáteis quanto luxuosas. Pense nelas mais como um lounge particular sobre rodas do que como um veículo. A van mantém a grade distintiva da Mercedes, mas acrescenta uma barra de luz ao redor da parte frontal, em referência à sua proposta elétrica.
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O utilitário de luxo gigante com seis lugares é a resposta da BYD ao Land Rover Range Rover e ao Cadillac Escalade. Com 5,4 metros de comprimento, é uma versão ampliada do primeiro modelo da Yangwang, o U8, e é capaz de girar 360 graus sobre as próprias rodas e atravessar trechos com água profunda. Nenhum preço foi divulgado, mas espera-se que ele custe significativamente mais do que os 1,1 milhão de yuans (US$ 137.207 mil ou R$ 778 mil) cobrados pelo U8.