Você já viu aqueles livros cheios de criaturas superfofas para colorir e desenhar, não é? Aquelas com olhos grandões, rostinhos redondos e barriguinhas que derretem o coração? Pois é, eles fazem parte de uma moda que vem do Japão e tem um nome bem divertido: “kawaii”, que quer dizer fofinho, meiguinho, cuti-cuti! Tem raposas, coelhos, ursos, cachorros e até dinossauros usando chapéu, tênis e comendo cupcake em cenários aconchegantes. É tudo tão bonitinho que dá vontade de soltar um “aaaaaah!” quando a gente vê!
Eles oferecem a chance de passar horas e horas desenhando e colorindo em vez de ficar grudado no celular ou no computador. É menos YouTube e mais lápis de cor! Será que esse é o futuro?
Especialistas acham que sim. Eles dizem que desenhar e colorir ajuda a soltar a imaginação e faz muito bem para o corpo e para a mente. Quando você pinta, está treinando o seu “desenvolvimento motor”, que é o jeito adulto de dizer que você aprende a controlar melhor seus movimentos. Então, escolha suas cores favoritas, sente num cantinho bem gostoso e deixe a imaginação voar!
Conversei com a Júlia Barreto, da editora Harper Collins, que trouxe para o Brasil os livros Bobbie Goods. Ela contou que desde o começo do ano já foram vendidos 3,5 milhões de exemplares (isso é muuuita coisa!). Ah, e antes que eu me esqueça: o Bobbie Goods foi criado por uma ilustradora americana chamada Abbie Gouveia, que tem só 28 anos!
As redes sociais ajudaram muito no sucesso desse tipo de livro. E sabe como é, quando algo viraliza, as vendas explodem. Vale tanto para livro quanto para morango do amor. No caso do Bobbie Goods, a criançada quer compartilhar a sua arte nas redes. Surgiram vários perfis com fãs de colorir no TikTok e no Instagram, incluindo de pessoas adultas. Alguns pintam tão bem que parecem artistas profissionais! Mas teve quem achasse que isso deixava tudo muito sério e resolveu mostrar suas versões mais simples e divertidas. Moral da história: não importa o seu nível de habilidade, todos podem brincar.
Vale lembrar que esses livros de colorir são chamados de “bold and easy”, que quer dizer “grande e fácil”. Ou seja, os desenhos têm traços grossos e espaços grandes para você colorir à vontade, sem se cansar com detalhes. Isso deixa tudo mais relaxante, até mesmo para quem está começando agora no mundo das artes.
- Bienal do Livro: desenhos fofos e virais para colorir são febre nas redes e durante o evento
Outra coleção que segue esse estilo é a Didi Plums, lançada pela editora Sextante, com livros como “Fofuras felinas” e “Fofuras encantadas”. E tem ainda a coleção “Cozy eras”, com cenários que fazem a gente viajar no tempo. A editora Nana Vaz de Castro, que trabalha lá, disse que o mais incrível é que todo mundo começa com o mesmo livro, mas termina com um diferente. Porque, claro, cada pessoa tem um jeitinho de desenhar e colorir. Ela também me disse que fica muito satisfeita vendo crianças botarem para fora a criatividade.
A Sextante também publica a série de livros do Bobbie Goods com o passo a passo para aprender a desenhar… adivinha o quê? Coisas superfofas, é claro. São como manuais que ensinam a criar pessoas, bichinhos e objetos no estilo “kawaii”, do jeitinho da nossa amiga Abbie Gouveia, a ilustradora americana. Tem de tudo: gatos de touquinha, ursos tomando chocolate quente na neve, e até uma turma inteira fazendo piquenique!
É como se você tivesse um professor particular de arte em casa. As instruções são fáceis de seguir, com setinhas e exemplos. Assim, você aprende a transformar círculos e linhas simples em figuras surpreendentes. Você começa desenhando um olhinho aqui, uma orelhinha ali, e de repente… Um coelhinho fofo aparece no papel!