Não basta ter uma IA mais pessoal, capaz até de antecipar os desejos do usuário na palma da mão. A nova leva de smartphones também virá acompanhada de melhorias no sistema de câmeras, oferecendo fotos com maior resolução, captura de som aprimorada e a possibilidade de gravar vídeos em formato profissional.
- Lojas selecionadas: Óculos Ray-ban inteligentes com IA e câmera 3K da Meta chegam ao Brasil por R$ 3.299
- IA pode aumentar comércio global em 40%, afirma OMC: ‘Pontos positivos em sistema afetado pelas tarifas dos EUA’
Marcas como Samsung, Xiaomi, Oppo, Asus e Realme firmaram parceria com a Qualcomm para lançar seus novos modelos topo de linha com o novo processador da companhia, a quinta geração do Snapdragon 8 Elite. A expectativa é que os modelos cheguem ao mercado até o fim deste ano.
O pontapé começa com a chinesa Realme, que que vai lançar o smartphone GT 8 Pro ainda neste ano em diversos países, como o Brasil.
O novo processador permitirá que os smartphones gravem no formato Advanced Professional Video (APV), possibilitando a produção de vídeos em nível profissional. Nesse formato, em parceria com a Samsung, é possível ter maior controle na pós-produção, com ajustes de luz, sombra e gradação de cores quadro a quadro. A busca por esse tipo de solução é uma aposta crescente de empresas como Apple e GoPro.
Won-Joon Choi, presidente da divisão de celular da Samsung, diz que a IA alterou toda a relação entre usuários e dispositivos. Para ele, o desafio é criar novas experiências com a IA funcionando de forma invisível, permitindo melhorias em todo o aparelho.
–Um agente de IA com características humanas pode interpretar o contexto para entender você melhor por meio de texto, voz e imagens. Essa IA consegue trabalhar de forma fluida em diferentes aplicativos e tarefas. Vamos chegar a mais 400 milhões de dispositivos até o final deste ano – disse Choi.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Q/0/16dE0kT1qVuF75AMZAQg/img-1299.jpeg)
Os dispositivos também captam áudio mesmo em ambientes barulhentos. Com os novos algoritmos, o ruído do vento é eliminado automaticamente, assim como sons fora da ação central da imagem. Além disso, é possível captar o áudio mesmo com o zoom acionado, dispensando o uso de microfones externos. Outra possibilidade é apagar parte do áudio captado na gravação durante a edição.
Agora é possível capturar fotos com resolução de até 320 MP e gravar vídeos em 8K a 60 quadros por segundo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/f/t/Q8sM99S4uObGqoDAzBVg/img-1302-2.jpeg)
Foi desenvolvido o Dragon Fusion, em parceria com a ArcSoft. Com o apoio da IA, as imagens prometem cores mais vibrantes, sombras detalhadas e destaques marcantes, sem comprometer o contraste. No modelo, até reflexos do sol são retirados das imagens. ouve ainda melhorias para fotos noturnas com o Night Vision 3.0, que oferece quatro vezes mais precisão.
- Equipamento inédito: Mercado Livre usará 125 robôs para separar pedidos no Brasil, após novo frete grátis impulsionar vendas
Os modelos vêm com 5GA, a nova versão da quinta geração, também conhecida como 5,5G, que permite maior velocidade de conexão. A tecnologia vem sendo alvo de investimento das operadoras para oferecer novos serviços, mas depende da adoção pelos fabricantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/g/S/75qNm5SNKEWjj5GQ5NOg/games.jpeg)
O processador conta com memória dedicada para games, aumentando a largura de banda e reduzindo a latência, garantindo que os jogos rodem mais rápido e consumam menos bateria. Tem ainda a função “Voicemod”, que transforma a voz do usuário igual a do personagem do game.
(*O repórter viajou a convite da Qualcomm)